30/04/2009

Notícias da Lua

A nossa amiga Lua está bem e provavelmente terá alta amanhã. O "nosso" Manel também está bem e apesar de ter nascido apenas de 34 semanas já saiu da incubadora e mais uns diazinhos e estará em casa junto dos seus papás babados... e aí é que serão elas....!
Da minha experiência (sim, já sou bi-mãmã) apenas posso deixar um conselho: mantenham sempre a calma e serenidade pois isso será fundamental ao bem estar do vosso bébé e consequentemente ao vosso.
Além disso terei o meu telemóvel 24/24h ao vosso dispôr.
Felicidades!

27/04/2009

Bem Vindos!

Minha querida,
Bem vinda ao mundo das mamãs!
Bem vindo também o Manel ao nosso mundo.
Confesso que a curiosidade de ver o Manel é muita. Sairá à mãe? ao pai? provavelmente sairá à sogra pois cá se fazem cá se pagam e pagam-se todas nesta vida...lol
Agora sem brincadeiras, a beleza pode bem ser tua mas espero ansiosamente que o feitio seja o do pai pois tenho em casa uma "escorpião" do mesmo dia e só eu sei o que é que passo e não o desejo a ninguém! Não é que não o fizesses com mestria (pois de uma coisa não tenho a mais pequena dúvida, serás certamente uma mãe maravilhosa) mas é uma canseira...! Uffff! (A "ginástica" que tenho de fazer para conseguir escrever esta msg). O pai, por seu lado e apesar de o conhecer melhor há relativamente pouco tempo tenho a melhor opinião possível pelo que o menino só poderá herdar bons genes...

Assim, para os mais recentes papás desejo muita saúde e felicidade para verem crescer o Manel (e os que virão...)
Para o Manel desejo o mesmo que desejo para os meus filhos... tudo de bom!!!
Beijinhos muito grandes para os três!

Nasceu o Manel Caramujo!

Como já se sabia o Manel estava cheio de vontade de vir espreitar o que se passava cá fora e assim foi... o Manel nasceu hoje ao final da tarde e segundo o pai e tia babados tanto o Manel como a mãe estão bem.
Muitos parabéns à família Caramujo!

25/04/2009

Era mais justo ou não era ...

ser o Pai a dar maminha ao filho?

Apelo a todos os fabricantes de camisas de dormir para grávidas a caminho da maternidade

Já corri tudo à procura de camisas de dormir abertas à frente que não sejam nem azul-cueca nem branco sujo, e sem lacinhos pirosos à frente. E nada encontrei. Só se vê destes tons, deprimentes e com uma falta de cor e de gosto que até me dói a alma só de pensar que vou envergar uma camisa daquelas.
Depois tudo piora quando na Maternidade pedem um robe e o dito consegue ser pior porque alem de ser do mesmo tecido e da mesma cor dá um ar de anemia que Deus me livre. Recuso-me a falar dos chinelos que compõem o ramalhete porque me intriga tamanho mau gosto, tamanha falta de imaginação para fazer coisas giras.

Raios vos parta...

Por causa de saber que estou quase a ter um filho

comprei:

1 kg de gelado

6 garrafas de Toddy Vitaminado

2 pacotes de bolachas Joaninhas


e só não comprei mais nada porque o Caramujo não me deixou e eu refilei dizendo que hoje é só liberdades... e a liberdade é para todos. É ou não é?

Liberdade

23/04/2009

Afinal

estava tudo menos bem e segunda já sou internada e ele nascerá antes do tempo. Mas antes assim do que correr riscos desnecessários.

Por isso meus amigos,

Vou esperar que corra tudo bem, que o Manel nasça com saúde e que esta cagufa que eu tenho passe depressa que não me ajuda em nada...


Até qualquer dia...

22/04/2009

Depois de...

2 injecções por dia..

2L de água por dia...

12h de sono..

muito sofá...

muito amor, muita compreensão e muito mimo,

espero que amanhã a Médica já me diga que voltou tudo ao normal, que o sangue passa lindamente na placenta e que o Manel está bem alimentado.

Obrigada Filipe, tens sido incansável e não consigo traduzir por palavras tudo o que tens feito e tudo o que representas para mim...

PEPE

http://www.youtube.com/watch?v=ExmTpuPctIY&NR=1

21/04/2009

40

Parabéns Joaquim!
Fazes 40 anos e é com esta bonita idade, a idade da ternura, que vais ser Pai de um belo rapaz. Aproveita ao máximo esta etapa da tua vida que te deve deixar cheio de orgulho´. Há anos que são inesquecíveis, parece-me que para ti, este promete.
Beijinhos muito grandes.

20/04/2009

ar de pobre

Aquele ar de rico que uma gaja tentar ter, deixa de ser possível após comprar tudo o que precisa para ter um filho...

Hoje só em dois soutiens deprimentes de amamentação dei quase 70 euros... mas quem é que aguenta?

Do que mais bonito li...

"voa coração. Ou então arde."

Eugénio de Andrade

19/04/2009

Janete (since 1972)

A Janete é um ícone da geração fantástica de 72 em Coimbra.

Eu não tenho duvidas. Ontem, no jantar de anos do César, reparei no seu encanto especial, na sua simpatia de sempre, próprio de quem nasceu no ano fantástico de 72.

Caramujo Cheff de Cozinha

Esta vida do repouso é muito má. Bem sei que não me posso cansar nem ficar nervosa dos nervos. Mas agora fui proibida de cozinhar. Não é que me enerve a carne, as batatas, a verdura ou até um possivel salame que faça para matar o bichinho do açucar. Não! É o Caramujo que acha que cozinha lindamente, e que portanto este mês faz ele o jantar e o almoço ao fim de semana.

Sem demoras, perguntei qual seria a minha ementa de domingo e de imediato me disse:

- ao almoço será picanha à Cheff com feijão preto e arroz,

e à noite

- robalo assado no forno com batatinhas.

Nem piei. Estou aqui no sofá de pernas levantadas, que isto de carregar uma criança no ventre não se tem demonstrado nada fácil.

18/04/2009

Valeu a pena!

Faz hoje precisamente 2 meses que nasceu o Martim.
Confesso que o pior já passou! O último mês da gravidez e o primeiro do nascimento são muito maus e gabo (faço até uma vénia) quem disser o contrário.! Claro que valeu a pena e que o meu bébé está um matulão lindo de morrer mas que eu dispensava estes primeiros meses... ai, ai!!!

Vai um bolinho do caco?

17/04/2009

o meu marido ficou chateado

só porque eu, enquanto tomava banho, traulitava a musica dos Mata- Ratos, A Minha SOGRA é um BOI!

Não há paciência...

E eu, sem medos continuei a cantar e do BOI passei para a Minha SOGRA é um ELECTRODOMÉSTICO. Diz o Caramujo que já é invenção e que esta parte já não é da musica. Mas eu iria jurar que sim...

Quem sabe?

Bem feita!

Quem me mandou andar para ai a fazer mudança de casa, a refilar com toda a gente, a andar a pé por todo o lado sem parar um minuto? Quem me mandou ir a Ikeas e a jogos de futebol do grande FCP?

Agora ficas em casa, de repouso até ao fim do tempo e a levares duas doses de Fraxiparina por dia naquelas injecções que detesto! O meu sangue, como toda eu, está grosso e a passagem pela placenta tá nos limites.

Eu de repouso? Dá para rir não dá?

16/04/2009

Parabéns Pedrito!

Foi pena o FCP ter perdido ontem...

15/04/2009

...


Para quem andava preocupado comigo, queria só dizer que ainda tou vivo graças a Deus!
Gostava também de fazer aqui uma pequena homenagem a um dos meus frutos favoritos:
MELÃO

Porto - Manchester United 0-1

O Princípio de Peter!

Formulado por Laurence Johnston Peter postula que "num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência." (no original, em língua inglesa, "In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence").
Foi, precisamente, isso que, hoje, aconteceu.
O Porto conheceu o seu patamar de incompetência!
Perante novos e mais exigentes desafios, o Porto não conseguiu deslindar a equação posta pela partida.
Soçobrou técnica, táctica e emocionalmente!
A tranquilidade e a segurança de Manchester deram lugar à ansiedade própria de quem sabe estar perto de almejar algo que nunca perspectivou como possível.
A habituação ao stress dos momentos de decisão é factor determinante para o êxito e, esta noite, não foi excepção.
Em Manchester, o Porto emergiu como o underdog, como a equipa de quem nada se esperava e que nada, para além do jogo, tinha a perder.
Hoje, o seu estatuto era bem diferente e os portistas não souberam lidar com tal responsabilidade.
Não revelaram capacidade para gerir o eudeusamento mediático de que foram alvo após o retumbante desempenho de Manchester.
Se em Manchester o excesso de auto-estima e confiança se assumiu como a base a partir da qual os ingleses fracassaram, esta noite foi o Porto a incorrer em tal pecadilho.
O controlo e o domínio exercidos pelo Manchester foi tão pronunciado quanto havia sido o portista na 1ª mão. Nem mais, nem menos!
Sucede que as individualidades do Manchester são qualitativamente superiores às dos portistas e, assim, o resultado plasmou de forma mais vincada aquela supremacia.
E quando aludo a individualidades penso não só no capítulo ofensivo, como também no domínio defensivo.
Desta vez, Ferguson preparou estratégica e emocionalmente o jogo e aí começou o êxito da sua equipa!
Incutiu concentração e restituiu a equipa ao seu esquema táctico tradicional e, deste modo, recuperou as rotinas e dinâmicas que fizeram dos ingleses um conjunto vencedor.
O 4x5x1 de Manchester havia exposto em demasia a defesa inglesa, cerceado profundidades aos seus movimentos ofensivos e subtraído agressividade e capacidade de luta ao meio-campo.
Com os regressos de Ferdinand e Berbatov, aos quais se juntou a titularidade de Anderson, Ferguson logrou equilibrar a sua equipa.
Ferdinand aportou a imprescindível coesão à zona central da defensiva, ao passo que a colocação de Anderson ao lado de Carrick permitiu juntar linhas, unir o bloco, aumentar a agressividade e conferir fluidez e clarividência às transições.
Por outro lado, a chamada de Berbatov acrescentou profundidade vertical ao processo ofensivo inglês, para além de ter libertado Ronaldo e Rooney, por forma a alargar o seu raio de acção e a inviabilizar as investidas dos laterais portistas.
Com esta estrutura, impediu que o Porto dispusesse de tempo e espaço para elaborar com tranquilidade a sua 1ª fase de construção, contrariou o jogo entre linhas dos elementos mais avançados dos portistas, não permitiu movimentos de ruptura (apenas movimentos de aproximação), amarrou os laterais portistas a tarefas defensivas e ganhou a generalidade dos duelos físicos a meio-campo.
Ao invés, Jesualdo deixou-se inebriar pela euforia criada pelo resultado obtido em Manchester e descurou a devida habilitação táctica e psicológica dos seus jogadores.
A propósito da 1ª mão escrevi que: "A entrada de supetão, muito pressionante e de olhos postos na baliza de Van der Sar, foi determinante para o desfecho da contenda."
Pois bem, a partida de hoje foi o exacto reverso da de Manchester!
A entrada de supetão, muito pressionante e de olhos postos na baliza de Helton, foi determinante para o desfecho da contenda.
O soberbo golo de Ronaldo logo aos 6 minutos atemorizou e perturbou um altivo e sobranceiro Porto que sem perceber muito bem como via a sua vantagem esboroar-se.
Em vantagem, o Manchester acentuou o seu império sobre a partida e o adversário.
Com excepção dos derradeiros minutos do encontro, o Manchester não mais consentiu veleidades consistentes ao Porto e conservou incólume a sua vantagem, assim se qualificando para as meias-finais da Champions.

É chato!


Das coisas piores que acontecem num dia de manhã na Maternidade é ver todas as gravidas a chegar com um copo de urina. É que eles dão um copo e todas as vezes que se for já se tem que o levar cheio de xixi. E há daquelas (como eu) que levam o copo num saquinho mas também há daquelas que se pavoneiam com meia litrada de xixi pela enfermaria fora.
Ele há coisas do camander...

FCP

É hoje! o Estádio completamente cheio, duas das melhores equipas europeias e Mr Caramujo vai lá estar e pode ser que seja desta que se converta a grande fé que é ser Portista!

Devido a minha enorme barriga não vou poder mas acredito na passagem do FCP. E mesmo que não passem, já foi excelente terem chegado aqui.

Viva o FCP!!!

AlleZ AlleZ

33 semanas

Estou a rebentar pelas costuras.
O problema é que nem um docinho meto à boca durante toda a semana. Vá, quando alguém faz anos, não faço a desfeita de nao comer nadinha e provo aqui ou ali um bolito que também dá para animar a alma.


Hoje acordei com uma enorme vontade de comer aqueles bolos de chocolate que estão mal cozidos por dentro e depois são barrados com um molho de choclate com leite condensado! Se alguém tiver feito este bolo, não deixe de me contactar porque dias não são dias...

12/04/2009

Continuo sem net mas...

não podia deixar de felicitar a Académica pela segunda vitória consecutiva no estádio da Luz. Mais virão!

Se alguém souber do paradeiro do nosso amigo Branco avisem a malta. Jesus ressuscita e o Pedro desaparece? Não está certo... Alguém tem que fazer alguma coisa...

08/04/2009

Estou sem net

porque ainda não a instalamos na casa nova, gira, mega, fantástica, e como diz o Caramujo, o mais belo palacete, decorado a preceito para a chegada do Manel.

Mas não podia deixar de aqui vir para vos mostrar o meu enorme orgulho de ser Portista, de ter visto a excepcional exibição e a postura de uma das melhores equipas europeias. Já não me consola calar benfiquistas. Nesta altura voos mais altos se levantam.

07/04/2009

Champions League - Quartos de Final - 1ª Mão - Manchester-Porto 2-2

Com um pé nas Meias!

Extraordinário desempenho do Porto e uma clara vitória de Jesualdo sobre Ferguson!
Um empate que apenas peca por defeito, tal o controlo que os portistas exerceram sobre o jogo.
Ferguson demonstrou ser um mau aluno, olvidou o trabalho de casa, não examinou devidamente o seu adversário em ordem a descortinar as suas mais-valias e aí começou a sua derrota.
Ao invés, Jesualdo preparou, meticulosamente, a partida e, desta vez, priorizou a auto-determinação e aí começou a sua vitória.
Ferguson estruturou a sua equipa num atípico 4x5x1, que, para além de estranho às próprias rotinas e dinâmicas do seu conjunto, não colmatou as suas fragilidades actuais, nem neutralizou ou, pelo menos, atenuou os pontos fortes do Porto.
Expôs a sua defesa (um duplo-pivot teria sido preferível), cerceou profundidades aos seus movimentos ofensivos (exigia-se a titularidade de Tevez que não comprometia o equilíbrio pois que até defende mais do que o estafado Scholes) e subtraiu agressividade e capacidade de luta ao meio-campo (Scholes, Fletcher e Park são demasiado macios para coexistirem no mesmo onze).
Por outro lado, permitiu que o Porto dispusesse sempre de tempo e espaço para elaborar com tranquilidade a sua 1ª fase de construção, não conseguiu contrariar o excelente jogo entre linhas dos elementos mais avançados dos portistas, deu liberdade defensiva aos laterais do Porto assim os catapultando para o apoio aos alas e perdeu a generalidade dos duelos físicos a meio-campo.
Jesualdo conservou inalterado o 4x3x3, não sem que lhe tenha introduzido algumas nuances, a maior das quais a inversão do triângulo do meio-campo.
Colocou Fernando, magnífica exibição, como puro 6, numa cobertura zonal, por forma a não limitar excessivamente a sua acção, desceu Meireles uns metros no terreno, praticamente a par de Fernando, e descomprometeu Lucho de tarefas defensivas (o debilitado estado físico do argentino assim o impõe).
Outras das alterações assentou na colocação de Rodriguez sobre a direita para limitar ofensivamente Evra e explorar as diagonais curtas da ala para o centro do uruguaio (uma das quais resultou em golo).
Mas, mais do que enfatizar os méritos tácticos de Jesualdo, há que louvar o seu plano de jogo!
A entrada de supetão, muito pressionante e de olhos postos na baliza de Van der Sar, foi determinante para o desfecho da contenda.
Atemorizou e perturbou um altivo e sobranceiro Manchester que sem perceber muito bem como já se achava a perder aos 4 minutos.
Em vantagem, o Porto manteve-se fiel ao projectado e até acentuou o seu império sobre a partida e o adversário.
Não fora um erro absurdo de Bruno Alves (que, hoje, fez por merecer a alcunha de Burro Alves tais as suas frequentes más decisões e equívocos) e, estou convicto, que o Manchester teria chegado ao intervalo em desvantagem.
O que, adjuve-se, seria da mais elementar equidade.
Wayne Rooney beneficiou do equívoco do defesa portista e igualou um desafio até então exemplarmente controlado pelo Porto.
Seria legítimo conjecturar um eventual abalo psicológico portista, mas tal não sucedeu.
É verdade que na segunda metade o Manchester equilibrou o encontro, mas também não é menos correcto afirmar que o Porto guardou o domínio das suas incidências.
Quando tudo apontava para que o empate persistisse até final, duas desconcentrações sucessivas dos centrais portistas, que se deixaram antecipar, permitiram a Tevez guindar o Manchester à supremacia no marcador.
Nesse instante, Ferguson, os seus jogadores e demais espectadores, pensaram ter conquistado um triunfo que pouco ou nada haviam feito por merecer.
E se o pensaram, agiram em conformidade.
A tal arrogância e orgulho regressaram e consigo a mansidão própria de quem se julga superior.
Todavia, o seu oponente não se resignou e não prestou a vassalagem que os ingleses suponham.
Fez das fraquezas forças e num assomo de dignidade e espírito de conquista, o mal-amado Mariano repôs a igualdade e emprestou ao resultado um mínimo de rectidão!

06/04/2009

A Sofia já anda!

Finalmente!

vou mudar de casa.

Estou sem tempo. Só dou ordens. Trabalhar que é bom, pegar em pesos e encher sacos e caixotes é para o proletariado cá de casa.

Vidas!

02/04/2009

31 semanas

e mais uma ecografia. O miúdo é brutal. Faz tudo o que, naturalmente, todos os fetos fazem mas aqueles movimentos que eu, hoje, vi são especiais que só ele consegue fazer. Ele é giro que se farta, tem um movimento de lábios, já super sensual, e já está preparadinho para nascer. Viradinho para baixo, com uns pés deliciosos que me acordam muitas vezes mas não faz mal que isto de dormir muito também não faz bem nenhum.

O Manel faz com que os meus olhos vejam mais do que a realidade me mostra. Deve ser por aqui que começa o inicio de um grande amor...

01/04/2009

Vamos mudar de casa

Meus amigos, eu e a minha família vamos mudar de casa muito brevemente. É um apartamente T4 na Quinta da Lomba, em Coimbra.
É óbvio que vai haver festa de inauguração.