28/08/2008

Breve Reflexão em torno do Basileia-Guimarães

Em Portugal, o "sistema" é tido como um fenómeno exclusivamente luso.
Nunca partilhei de tal entendimento.
O "sistema" português não é mais do que uma sub-espécie do "sistema FIFA" e do "sistema UEFA".
Lá como cá, muitos outros factores, para além dos meramente desportivos, concorrem para os resultados dos jogos.
Interesses vários, desde os financeiros aos políticos, determinam muito do que se passa dentro das quatro linhas.
Hoje, voltou a ser assim.
A presença do Guimarães na Champions assumir-se-ia como pouco atractiva do ponto de vista da UEFA.
O Guimarães não acrescentaria qualquer potencial comercial, directo ou indirecto, ao já proporcionado pela presença de Porto e Sporting.
Ao invés, o Basileia permitiria à UEFA penetrar em mais um mercado, agregando as correspondentes mais-valias económicas.
Por outro lado, enquanto em Portugal o futebol se assume como uma indústria perfeitamente consolidada, na Suiça apresenta um mercantilismo pouco mais do que rudimentar, que "exige" ser estimulado.
Por fim, não olvidar que a UEFA foi fundada em Basileia e que o seu centro administrativo é em Nyon.
Ou seja, quer de um ponto de vista financeiro, quer de um ponto de vista político, os proveitos decorrentes da qualificação do Basileia para a fase de grupos da Champions eram evidentes.
E, por serem manifestos, emergem facilmente apreensíveis pela generalidade dos intervenientes influindo no seu processo de decisão.
Diria mais, determinando o sentido das suas resoluções!
Quem ergueu a bandeira assinalando fora de jogo a Roberto não foi o árbitro auxiliar. Foi o "sistema"!

5 comentários:

Anónimo disse...

Por uma vez o sistema esteve bem. Obrigado Basileia.

Anónimo disse...

a noite mais feliz da minha vida foi ter visto o guimarães perder com o BASILEIA.
muito OBRIGADO BASILEIA por terem arrumado com os espanhois, bem feito para o cajuda e para todos os adeptos e socios do guimarães

Anónimo disse...

quero felicitar aqui o anterior anónimo pelo que disse.... é o que realmente sinto. Há um ano atrás não. Até me revia em algumas atitudes que o Guimarães enquanto cidade e clube tomava. Hoje em dia não. São uma combada de avarentos, invejosos e mesquinhos. Que pequeninos se tornaram aos olhos de milhões de Portugueses....... Como foi possível.

Anónimo disse...

O post está todo certo. Mas ver o Guimarães perder, com ou sem razão, em Portugal ou fora, não deixa de ser sempre uma grande alegria...

nix disse...

Mais uma vez foi o "sistema" a vencer... “a culpa nunca morreu solteira” antigamente quando vencia o “sistema”, a dimensão territorial era a chave... (para este caso não serve).
O que podemos esperar de Portugal, onde “sistematicamente” são feitos comentários a enaltecer os feitos do povo luso, que por ironia do destino é o mais ocidental do continente europeu.
Antigamente, ocidental era sinónimo de desenvolvido, não só ao nível económico como intelectual... (mais uma vez para este caso a chave teima em não servir).
VIVA O "SISTEMA" QUE É A CHAVE CERTA PARA ESTES ANÓNIMOS COMENTADORES

Para o vermelho, mais uma vez os meus parabéns adorei.