09/07/2007

Exercício (aparentemente) sem sentido

Diz o Cristiano Ronaldo que “é fácil fazer os outros felizes”. Tudo bem: ele vive, de facto, num mundo diferente do nosso (pelo menos no que aos aspectos materiais diz respeito).
Agora, façamos o seguinte exercício: atribuamos esta frase a diferentes pessoas, escolhidas a partir de uma amostra baseada na nossa vida diária sobre a qual aplicamos o critério do provável impacto nos diversos níveis da nossa possível felicidade (tipo a estratificação do horóscopo: profissional, amor, saúde).

Aqui fica o meu primeiro esboço.

- o meu chefe diz “é fácil fazer os outros felizes”. É uma frase que facilmente o imagino a dizer. É preocupado e atento mas sem que destas qualidades resulte algo concreto. Decorre daqui, que o provável impacto na minha possível felicidade profissional é nulo;

- o meu médico diz “é fácil fazer os outros felizes”. Primeiro problema, e não vejo como o resolver: não tenho (tal como milhares de Portugueses) médico de família, pelo que quando penso num médico a imagem que surge é a do pediatra do meu filho. Se se tratasse de um questionário, ou algo semelhante, colocaria “N.A.” (“Não Aplicável”). Mais uma vez, o provável impacto na minha possível felicidade é nulo;

- o meu marido diz “é fácil fazer os outros felizes”. Sobre esta tenho que reflectir bastante. Será que quando ele diz isto, quer de facto dizer outra coisa?? Eu não o faço feliz? E podia, facilmente, fazer? Ou, quer dizer exactamente isso, que é fácil? Ou é fácil, para ele, porque é ele e porque está na sua essência esta facilidade? Resulta desta curta análise (provavelmente não muito clara para quem a lê), que o impacto real na minha felicidade de O ter ao meu lado é imenso.

3 comentários:

nix disse...

Realmente é fácil falar... sempre achei que essa frase feita "é fácil fazer os outros felizes" seria dita por alguém sem consciência.

Sempre achei que era “difícil fazer os outros felizes” mas que o contrario (“fácil fazer os outros infelizes") seria uma realidade.

Agora vejo que muitas vezes o meu pensamento estava errado... porque acredito, que o impacto real da felicidade dos outros pode passar por uns segundos a meu lado, assim como todos os segundos passados ao lado dos outros têm brindado a minha vida com muita felicidade.

Obrigada Juka... pena que nem todos gostem destas "frases feitas"...

Namoradinha de Coimbra disse...

Não sei se é fácil ou difícil, mas tenho a certeza que se tentarmos, facilitará muito...

Anónimo disse...

De facto é mesmo fácil fazer os outros felizes!